StartXtra

O StartXtra é um programa de preparação desportiva / competição, específico consoante a actividade praticada.

Programa StartXtra

O programa StartXtra divide-se em sub-programas específicos consoante o tipo de actividade praticada pelo cliente.

A) Riding (brevemente)

Os desportos de montar sao um tipo de desporto que exige muito do corpo do atleta e onde quase todos os grupos musculares sao colocados a prova.
O programa Riding e um treino especial para pessoas que praticam este tipo de desporto pois ajuda a conseguir sentir-se preparado e em forma para a pratica desportiva durante a maior duração possível.

  1. Speed (Bicicleta estrada): Resistência cardio-respiratória / Potência muscular /Ácido láctico
  2. Trial (BTT): Resistência cardio-respiratória / Técnica-Controlo / Equilíbrio-Core / Resistência a impacto+trepidação
  3. Technique (BMX / Skate / Patins): Técnica-Controlo / Equilíbrio-Core / Impulsão-explosiva
  4. Moto: Equilíbrio-Core / Postura inclinado (dorsal/cervical) / Concentração-Rapidez de reacção

Horse: Equilíbrio-Core / Postura erecto (lombar) / Concentração lenta / Resistência a impacto+trepidação

B) Running (brevemente)

O programa Running, foi criado para ajudar os atletas a prevenir lesões, a ficarem mais fortes, mais rápidos e mais eficientes. Neste programa, os treinos de corrida são suplementados com exercícios de forca focados no movimento e balanceamento dos músculos específicos.

  1. Speed / Go Fast / Short Distance (Jogging)
  2. Marathon / Go Long / Long Distance (Marathon Prep)

C) Smashing (brevemente)

O programa Smashing foca-se na coordenação, na melhoria de capacidade cardio-respiratória e nos grupos musculares específicos a cada uma das modalidades abrangidas.
Neste programa de treino, os atletas são ensinados em como evitar lesões, como desenvolver os músculos usados no seu tipo de desporto e como melhorar o seu nível de jogo. Com a ajuda de um treino personalizado, os músculos usados no swing, no jogo e no serviço são reforçados e a condição e performance do atleta e melhorada.

  1. Tennis: Jogo de pés / Potência muscular / Resistência cardio / Cotovelo-Ombro
  2. Squash: Jogo de pés / Resistência muscular / Explosão cardio / Cotovelo-Pulso / Concentração-Rapidez de reacção
  3. Golf: Dissociação (cintura) / Postura inclinado (lombar-dorsal) / Concentração lenta

Transversal aos 3: Trabalho bilateral para compensação do lado não dominante.

D) Fighting (brevemente)

O programa Fighting foi desenvolvido a pensar no desenvolvimento de forca e de endurance. Neste tipo de desportos, não só a força é importante; o poder de movimento e a capacidade de aguentar fisicamente a luta ate ao fim também são aspectos fulcrais para um atleta.
Neste programa iremos trabalhar ao princípio na sua capacidade física em geral seguindo-se por etapas um foco na parte cardio, na força e na flexibilidade.

  1. Close-combat / Urban Fighting: Técnicas de auto-defesa em ambiente de guerrilha urbana
  2. MMA Prep: Condicionamento físico especifico para Mixed Martial Arts (Muay-Thai, Kick Boxing, Jiu Jitsu, Judo, Karaté)
  3. Boot Camp

E) Footing (brevemente)

O programa Footing foi criado especificamente para treinar o movimento e não os músculos isolados. Por exemplo, para um jogador de futebol, um agachamento frontal será considerado um exercício funcional focado no movimento ao contrario de uma Leg Extension. Ambos os exercícios focam-se no aumento de forca do quadril mas somente o agachamento treina os seus músculos enquanto você esta de pe e suportando o seu peso, como o faria num campo de futebol. As Leg Extensions não são consideradas treino funcional de movimento pois não reflectem um movimento que você execute num campo de futebol.

  1. Futebol
  2. Futsal (centro gravidade baixo / controlo técnico em espaços curtos / mudança velocidades rápidas)
  3. Rugby

Transversal aos 3: prevenção das típicas lesões: rupturas / distensões musculares, mialgias de esforço, rupturas ligamentos, pubalgias/lombalgias, diversas de joelho.

F) Waving (brevemente)

O programa Waving e dedicado ao treino funcional para alguns tipos de desportos aquáticos. A força muscular no Core e um treino especifico em coordenação motora e equilíbrio e um ponto fulcral para este tipo de desporto.

  1. Surf
  2. Wind-surf
  3. Vela
  4. Natação

G) Equilibrium (brevemente)

O Programa Equilibrium foi pensado para as modalidades em que o equilíbrio e um ponto fulcral. Neste programa desenvolvera não só o equilíbrio como também a coordenação motora, a resistência e definição muscular.

  1. Yoga (hi-performance)
  2. Pilates (ortodoxo versão Jozef Pilates vs Pilates moderno + dinâmico)
  3. Ginástica natural
  4. Plataformas instabilidade: Fitball vs Bosu vs bola pequena
  5. RPG / Breathing (Ed. respiratória) / Stretching

Transversal a todos:

  • Resenha histórica;
  • Fundamentos técnicos / biomecânicos / quimicos por detrás;
  • Versão de “ruptura” ao convencional no mercado do fitness